Arquétipos de Marca 101
PSICOLOGIA DO MARKETING
Os arquétipos de marca são uma abordagem fascinante e eficaz para desenvolver a personalidade da sua marca.
Neste post, vamos mergulhar no mundo dos arquétipos de marca e como eles o podem ajudar a criar estratégias mais eficazes para a sua marca. Vamos começar!
O que são arquétipos de marca?
Os arquétipos de marca são personificações de traços de personalidade humanos em marcas. Eles são baseados na psicologia e na teoria dos arquétipos de Carl Jung e têm sido usados por empresas em todo o mundo para criar conexões emocionais mais profundas com seu público-alvo.
Saiba agora qual o arquétipo da sua marca
Como Usar os Arquétipos de Marca
Identifique o arquétipo que melhor se alinha com a marca.
Crie uma narrativa coerente e autêntica em torno desse arquétipo.
Utilize os traços de personalidade do arquétipo em todas as comunicações da marca.
Desenvolva estratégias de marketing que ressoem com a identidade escolhida.
Benefícios dos Arquétipos de Marca
Maior identificação do cliente com a marca.
Maior fidelização de clientes.
Comunicação mais eficaz.
Diferenciação em um mercado saturado.
Dica premium
Faça uma análise da concorrência através dos arquétipos. Identifique qual o arquétipo de cada concorrente. A maior parte das vezes as marcas concorrentes estão a trabalhar o mesmo arquétipo. O que acontece? Não há percepção de diferenciação. Utilize essa informação a seu favor.
Conclusão
Os arquétipos de marca oferecem uma forma poderosa de dar vida à personalidade da sua marca e criar conexões emocionais com seu público. Ao usar essa abordagem, pode destacar-se num mercado competitivo e conquistar a lealdade dos consumidores. Comece a explorar os arquétipos de marca hoje e veja os resultados surpreendentes que podem ser alcançados.
Os 12 Arquétipos de Marca
Inocente
O inocente é aquele que mantém uma visão otimista, destacando o lado positivo das pessoas e da vida.
Essas marcas estão ligadas a valores como simplicidade, bondade e pureza.
Concentram-se em oferecer produtos naturais e puros, como algodão, sabão ou alimentos orgânicos.
A sua marca é um inocente? A missão da sua empresa é promover a felicidade, simplicidade e ética?
Sábio
O sábio acredita que o conhecimento é a chave para a felicidade. Procura compartilhar a verdade para melhorar o mundo.
Essas marcas atuam como especialistas e fontes de orientação para ajudar os consumidores a tomar decisões informadas.
Pense em instituições de ensino superior, fontes de notícias, instituições de pesquisa, museus, livrarias e bibliotecas.
A sua marca personifica o sábio? Valoriza o conhecimento e procura incentivar o pensamento crítico?
Explorador
O explorador anseia pela liberdade de descobrir o mundo e experimentar uma vida autêntica e gratificante.
Essas marcas ajudam as pessoas a sentirem-se livres. São inovadoras e oferecem produtos resistentes e robustos.
A sua marca é um explorador? Ela conecta-se com a natureza selvagem ou ajuda as pessoas a descobrir novas experiências?
Rebelde
O rebelde está ligado à revolução e procura destruir o que não funciona.
Marcas que abraçam valores contrários à sociedade, adotam atitudes revolucionárias ou produzem produtos disruptivos encaixam-se nesse perfil.
A sua marca é um rebelde? Os seus produtos ou serviços perturbam o status quo da sua indústria ou da sociedade?
Mágico
O mágico é associado à transformação, renovação e à criação de momentos mágicos.
Essas marcas acreditam em algo maior, promovendo experiências especiais, emocionantes e duradouras.
Pense em produtos farmacêuticos, tratamentos de beleza, serviços de saúde, viagens e tecnologia.
A sua marca é um mágico? Ajuda as pessoas a transformarem-se?
Herói
O herói se destaca ao enfrentar desafios e trabalhar para melhorar o mundo.
Essas marcas inspiram ações corajosas e a procura por maestria.
A sua marca é um herói? Luta contra desafios sociais e incentiva as pessoas a alcançarem seu potencial máximo?
Amante
O amante valoriza profundamente os clientes e procura criar conexões especiais.
São marcas íntimas e elegantes, oferecendo experiências sensoriais agradáveis, como cosméticos, moda, alimentos gourmet e tratamentos de spa.
A sua marca é um amante? Ajuda as pessoas a aprofundar relacionamentos ou a sentirem-se especiais?
Rei da Festa
O rei da festa procura aproveitar a vida e promover um ambiente descontraído e divertido.
São marcas que incentivam as pessoas a divertirem-se e a verem o mundo de forma diferente.
A sua marca ajuda as pessoas a aproveitar o momento e a ter uma visão peculiar?
Comum
O comum procura pertencer, conectar-se e encaixar-se, valorizando a sensação de pertença.
Marcas que representam o comum destacam-se por oferecer produtos e serviços que se integram facilmente à vida cotidiana das pessoas.
A sua marca é como o comum? Ela ajuda as pessoas a adaptarem-se e a sentirem-se confortáveis sendo elas mesmas? Os seus produtos são usados no dia a dia comum?
Cuidador
O cuidador tem como objetivo proteger as pessoas e prestar ajuda aos outros.
Essas marcas atendem a famílias e enfatizam o atendimento ao cliente em setores como saúde, educação e organizações sem fins lucrativos ou de caridade.
A sua marca valoriza o atendimento e a proteção dos outros? O seu propósito é cuidar das pessoas, animais de estimação, sociedade ou do mundo em geral?
Líder
Marcas que representam o líder procuram proporcionar ao mundo segurança e estabilidade.
Desejam criar famílias, empresas ou comunidades prósperas e bem-sucedidas, promovendo o poder e a organização num mundo caótico.
A sua marca é um líder? Oferece produtos de alto status ou que prometem segurança e proteção?
Criador
O criador procura criar algo valioso e dar forma a uma visão, contribuindo para a sociedade e trazendo algo novo à existência.
Essas marcas incentivam a autoexpressão, promovem a inovação e destacam-se pela sua criatividade.
Valoriza a inovação e a qualidade, proporcionando satisfação tanto no processo quanto no resultado da criação.
Sua marca é um criador? Valoriza a beleza e a qualidade, oferecendo aos consumidores maneiras de se expressar através de projetos DIY?


